quinta-feira, 1 de agosto de 2013

As marcas de um verdadeiro discípulo

Gl. 6.17

“Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. 


A palavra grega stígma significa “marca”. Era um símbolo, um sinal importante de identificação. Uma marca de registro, de propriedade. Antigamente os corpos dos escravos eram marcados à fogo com o nome ou o símbolo de seus donos. Os povos cativos também eram marcados assim, e com certa freqüência os soldados daquela época, também marcavam o nome dos seus comandantes nos seus corpos. Os escravos do templo, ou os devotos de certos deuses, também se marcavam para demonstrarem a sua devoção. A orelha furada, era uma marca muito usada naquele tempo para identificar o senhor, o dono daquele escravo.

Nesse texto, o apóstolo Paulo fala aqui de marcas. as Marcas de Jesus. Estas marcas que Paulo fala, não são marcas de um cristão simplesmente nominal, mas são marcas de quem é um verdadeiro crente. As marcas que Paulo se referia eram sem dúvidas, as suas cicatrizes, que por causa do testemunho que dava de Jesus, acabava recebendo várias chicotadas, e em outras ocasiões, era agredido severamente (II Co.4.10 – 11.24.27). 

Afinal, por que Paulo pronunciou essas palavras aos gálatas?. Na verdade, Paulo tomou conhecimento de que certos mestres judaicos estavam inquietando seus novos convertidos na Galácia, impondo-lhes a circuncisão e a submissão da lei mosaica como requisitos necessários para a salvação e ingressarem na igreja. Esses mestres judaicos, também acusavam Paulo de que ele não era um apóstolo original, portanto, era totalmente desprovido de autoridade!.

Ao saber disso, Paulo escreveu aos Gálatas, dizendo que a exigência da lei, assim como a circuncisão do velho concerto, nada tinha a ver com a operação da graça de Deus em Cristo para a salvação sob novo concerto, e para reafirmar claramente que o crente ao receber o Espírito Santo, recebia uma nova vida espiritual. A graça e a salvação eram conseguidas por meio da fé, em Jesus, e não por meio da lei do AT. 

Paulo sustentou com veemência que a verdadeira liberdade cristã consiste em viver no Espírito e cumprir a lei de Cristo. Paulo tinha “marcas” que indicavam que tinha se tornado escravo, e que para ele a única lealdade que possuía, era se render a Cristo (Gl.6.14). As marcas que carregava, eram as cicatrizes feitas por seus inimigos enquanto serviu Jesus, sendo a maioria delas, testemunha do profundo ódio dos judeus. 

Queridos, muitos de nós poderão também ter essas marcas. É a nossa identificação com Cristo. Estou falando de marcas espirituais. Estas marcas precisam ser evidentes nas nossas vidas. Ou será que o mundo vê outras marcas em nós?. É necessário que as velhas marcas do nosso passado sejam apagadas, para isso devemos lançar a nossa vida aos cuidados de Jesus, para termos a Sua marca em nós. Podemos dizer que a marca de Cristo nos identifica e mostra que somos semelhantes a Ele.

Muitos que vivem nas nossas igrejas e ainda dizem ser cristãos não tem mais as marcas de um seguidor de Cristo. Todos cristãos sabiam que no corpo de Paulo existiam marcas profundas, cicatrizes que ficariam para sempre. Isso fez com que Paulo fosse reconhecido por onde passasse, como um verdadeiro servo de Jesus. Essa era a marca, o sinal que o diferenciava dos demais. Infelizmente a marca que identifica muitos cristãos nos dias de hoje é a marca da amargura, do rancor, da vingança, do ódio, do desrespeito, do ciúme, da tristeza, do desânimo e do desprezo.

A condição de Paulo ao escrever esta carta aos Gálatas, era de um prisioneiro de Roma e do seu imperador César. Enquanto Paulo escrevia esta carta, ele podia olhar para as suas cadeias e ver ali algumas marcas, as marcas de César. Nas espadas, na violência, nos maus tratos, como nas vestes dos soldados que o guardavam nas portas da prisão, lá estavam as marcas de César. Era a prova e o sinal de que o dono e senhor de tudo aquilo era César. Paulo então ao terminar esta carta aos Gálatas se encontrava aborrecido com algumas coisas que estavam se passando na Galácia.

Paulo afirmava veementemente, que apesar do seu estado de humilhação em que se encontrava, ele era propriedade de Jesus. Paulo podia também despir as suas roupas e mostrar as várias cicatrizes e pisaduras, devido aos maus tratos recebidos pelos vários lugares onde passou e falou de Jesus, e estas suas marcas bem se podiam também chamar de marcas de Jesus, pois foi por causa de Cristo que ele as recebeu. Mas estas marcas eram apenas marcas físicas. Paulo tinha outras marcas mais importantes, que eram as marcas espirituais, e que provavam a todos que ele era um verdadeiro crente em Jesus.

Existem mundo afora verdadeiros discípulos como Paulo. Mas a maioria deles, nunca foram perseguidos ou maltratados, e que por isso não poderão mostrar as marcas como aquelas de Paulo. Mas são as marcas espirituais que comprovam a nossa verdadeira identidade como crentes em Jesus. Portanto, todos nós podemos ser curados através do poder restaurador de Cristo, e por conta disso ter nosso caráter transformado com a marca de Cristo para fazermos a diferença. Jesus já nos selou com o selo da promessa que é o Espírito Santo. Vejamos então, como essas marcas se identificam em nós!.

A Primeira Marca – A Conversão 

Esta é a primeira marca que o crente deverá evidenciar, seja ele pobre ou rico, com curso superior ou analfabeto, tenha ele ou não, responsabilidade na igreja. Conversão não é apenas a crença e aceitação da fé no Senhor Jesus, mas implica numa mudança de vida e de pensamento. O que é afinal, conversão?. A conversão implica em arrependimento, mudança de direção, de caráter e de personalidade. Isto é, precisamos crer na Palavra, aceitá-la e se esforçar para colocá-la em prática na nossa vida.

É sentir que algo mudou dentro de nós. Se antes de freqüentarmos a igreja, éramos uma pessoa agressiva, e ainda continuamos sendo assim, então não houve o novo nascimento. Se você mulher, era rebelde com seus pais e continua sendo com seu marido, então você não se converteu. Se você “não leva desaforo para casa” e continua assim, é porque nada aconteceu. Se você homem, quando ofendido guarda mágoas no coração e é incapaz de perdoar aqueles que lhe ofenderam, então é porque não houve conversão. Ser convertido é entregar toda a nossa vida nas mãos de Jesus, é abrirmos a porta do nosso coração, deixar que a Palavra de Deus nos lave, e não sermos apenas ouvinte, mas participante!. É procurarmos não fazer a nossa vontade, mas que sempre seja feita a vontade de Deus na nossa vida. 

Conhecemos bem a história de Nicodemos. Apesar de ser homem muito religioso e pertencer a mais alta corte dos religiosos em Israel, Jesus teve de lhe dizer: “Tem de nascer de novo”. Muitos são simplesmente religiosos como Nicodemos, mas não tem uma experiência pessoal com Jesus. Se alguém diz que é crente em Jesus, mas não possui a marca de uma fé firme, ou que diz amar Jesus, mas não teve sua vida transformada, nem tampouco se tornado uma nova criatura, então essa pessoa não se tornou um filho de Deus.

A Segunda Marca – A Consagração

Esta é outra marca que demonstra quem pertence a Jesus. No AT, quando algo era consagrado a Deus, significava que isso pertencia ao Senhor e só podia ser usado em Seu benefício. A igreja está perdendo a unção de impactar o mundo porque muitos crentes estão cada vez menos se consagrando. A igreja primitiva teve aquele grande impacto que nós lemos no livro de Atos dos Apóstolos, porque eles se consagravam ao Senhor.

Se hoje nós fazemos as mesmas coisas erradas que os outros fazem, se vivemos uma vida espiritual relaxada, vamos aos mesmos lugares onde os ímpios estão indo, gostamos das coisas que o mundo nos oferece, praticamos inúmeros erros que desapontam Deus, então ninguém nos levará a sério!. É porque não conseguem ver em nós a marca de Cristo, e por isso, não acreditarão em nós e nas nossas palavras. 

Aquilo que tem maior força e influência no ímpio para que creiam em Jesus, muitas vezes não é o que dissermos, MAS O QUE FAZEMOS!. O mundo poderia mudar para melhor, se todos nós, nos consagrássemos mais ao Senhor.

A Terceira Marca – A Perseverança

É cada vez mais difícil encontrar nos crentes a marca da perseverança. Muitos fogem de um compromisso sério com Deus. Eles vão à igreja, mas só se sobrar tempo para isso. Quando não existir outra coisa para fazer, ou outro lugar para ir, então vão para a igreja!. Hoje, se deixa de ir à igreja pelas mais simples razões. Decisão de campeonato de futebol é um deles!. Não existe mais uma verdadeira perseverança.

Sem esta marca, o nosso testemunho não será eficaz, e a falta dessa prática, não agrada a Deus. Numa certa igreja havia um jovem crente que era completamente surdo, mas ele ia a todos os cultos. Certo dia, alguém lhe perguntou descabidamente, porque estava em todos os cultos se não ouvia uma palavra sequer? . O jovem respondeu muito bem e claramente: “É verdade, não ouço uma palavra nem uma só nota musical, mas venho aqui para mostrar a todos de que LADO EU ESTOU!. Que estou do LADO DE JESUS e não do lado do diabo”!. Quando nós ficamos em casa, que não seja por motivo de força maior, de que lado ficamos?.

Queridos, perseverar significa conservar-se firme e constante, persistir, prosseguir, continuar e permanecer nos nossos propósitos. É muito importante irmos à igreja, ainda que possamos pensar e parecer que não vale a pena!. Mas lembre-se: estamos fazendo o nosso melhor. Estamos demonstrando nossa perseverança. Estamos dando o nosso testemunho!. E os que lá estarão, poderão constatar de que lado nós estamos!. 

A Quarta Marca – A Santificação 

A palavra santo na sua expressão mais simples, significa “separado”. Jesus disse que aquele que não deixasse pai e mãe e O seguisse, referindo-se ao abandono das coisas deste mundo, não era digno D’Ele. Afirmou também que os seus seguidores estão no mundo, mas não pertencem a ele, ou seja, não devem viver praticando os pecados deste mundo, tais como prostituição; impureza; lascívia; idolatria; feitiçaria; inimizades; contendas; ciúmes; iras; facções; dissensões; invejas; bebedices; orgias e coisas semelhantes a estas (Gl.5.19-21).

Queridos, aquele que deseja servir a Deus precisa andar segundo a Sua vontade. Portanto há a necessidade de uma conduta santa e irrepreensível por parte daqueles que desejam seguir o Senhor. Andar de cabeça erguida, sem ter do que se envergonhar, sendo submisso a Deus por sua livre e espontânea vontade. Lembrando sempre que não basta apenas se separar de algumas coisas: é necessário também se separar para outras. 

A Santificação é a purificação do coração. É o melhor testemunho de que realmente Jesus vive e reina em nossa vida, além de produzir um efeito positivo nos corações daqueles que ainda não conhecem Cristo como Salvador. Ter uma vida santa é não concordar com o pecado. A santidade é um mandamento de fundamental importância em torno do qual gira a vida cristã (I Pe. 1.15-16). O verdadeiro crente não deve ser santo somente entre quatro paredes, nem seguir o mau exemplo de quem apresenta duplicidade de caráter (Rm.12.2). Por isso a santificação requer de nós o afastamento das coisas impuras e uma submissão total da autoridade de Jesus. “Segui em paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14). 

A Quinta Marca – A Firmeza

Outra marca muito importante é a da nossa firmeza. Muitos até são bons crentes, mas perante certas pressões ou circunstâncias não mostram firmeza. O crente que está bem firmado na palavra de Deus sabe a diferença entre o que está certo e o que é errado. Ele mede bem tudo pela Bíblia e toma sempre posição pelo lado certo.

Lembro o testemunho de certo crente que tinha um cargo importante no seu emprego e teve de viajar com seu chefe em negócios para outra cidade. Chegada à noite, o chefe convidou-o para irem a um lugar. Quando ali chegaram, o crente viu que o local era uma boate, então ele recusou entrar. O chefe zangado disse que foi ali que fora marcado o encontro com os empresários com quem teriam de negociar e que teria de entrar, senão ficaria sem salário naquele mês. Mesmo assim o crente recusou-se a entrar e então o chefe o despediu. Este crente ficou desempregado, mas não negou a sua convicção. Depois de seis meses desempregado, o Senhor o recompensou dando-lhe um novo trabalho, ganhando o dobro do que ganhava antes!.

Quem tem a firmeza no Senhor, não tem nada a perder. Deus terá sempre uma recompensa maior para aqueles que são firmes. Deus sempre nos dará sempre algo maior do que aquilo que aparentemente tenhamos perdido. Se já temos estas marcas, graças a Deus! Então podemos dizer como Paulo: “Eu trago no meu corpo as marcas de Jesus” Isto é bom para nós e vai contribuir para a glória de Deus e honrar Seu nome. Se porventura você ainda não tem qualquer marca de Jesus, então que possa se examinar e pedir ajuda ao Senhor. 


O cristão autêntico e obediente é aquele que assume os compromissos fundamentais com a Palavra de Deus em sua jornada espiritual. O desejo de Jesus, é que você venha possuir um bom testemunho no meio dessa geração corrompida. As marcas que Paulo carregava, não estavam somente presentes no corpo do apóstolo, mas também na sua alma e no seu espírito. Paulo nos revelou Cinco Marcas que Ele adquiriu durante o seu ministério. A bíblia diz que essas Cinco Marcas de Paulo, serviram de testemunho para a sua própria geração. Então que também possamos aprender essa mesma lição: de servir a nossa geração com as Marcas de Cristo em nossa vida. Essas marcas, Jesus espera encontrar naqueles que dizem serem seus discípulos. 

Que o Senhor te ajude a ser cada vez mais Seu imitador, levando as marcas da paixão, do amor, da santificação, da devoção, da firmeza, da perseverança e da santidade. Com elas, você poderá mudar o mundo e converter as pessoas para Jesus.

Pela fé. Amém. 

Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Renove sua mente

Tema Geral: Destruindo Fortalezas Inimigas.

Tema específico: “TER A MENTE DE CRISTO”.

Texto Base: I Cor 2:16 ... Nós temos a mente de Cristo.


Definição de Fortaleza inimiga:

“Um conjunto de padrões psicológicos fortes e resistentes de conceitos e valores inconscientes, gerando pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários ao plano, propósito e prática de Deus para a vida do homem”. São Fortalezas Psicológicas.


Tenho ouvido muitas pessoas fazerem esta afirmação “Eu tenho a mente de Cristo”!
Será que todos os crentes têm a mente de Cristo?
O que é ter a mente de Cristo?
Quais são as características daqueles que têm a mente de Cristo?
Todos os crentes podem ter a mente de Cristo?
O que fazer para ter a mente de Cristo?


Todos os crentes têm a mente de Cristo? Não

Se você me fizesse esta pergunta pessoalmente: Jussara todos os crentes tem a mente de Cristo? Eu lhe diria: Se você me responder uma pergunta primeiro então eu lhe responderei a tua.

_Na mente de Cristo tinha pensamentos pecaminosos?

Isaias 55:8

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos, mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.


Veja bem, quando aceitamos a Cristo, a Bíblia afirma que o nosso espírito é recriado. Nascemos de novo, somos novas criaturas em Cristo Jesus! Amém! Deixe eu lhe perguntar uma coisa, o nosso espírito é recriado e isso é um fato, mas o que dizer do nosso corpo, o que dizer da nossa mente? Não foram recriados? Não. Vejam, que em si tratando da mente isso é algo que nós temos que fazer Rom 12:2... Mas, transformai-vos pela renovação das vossas mentes. O apóstolo Paulo disse no Espírito que o homem espiritual tem a mente de Cristo. O que é ter a mente de Cristo? Significa literalmente ter os mesmos padrões de pensamentos de Cristo; Significa ser guiado pelo Espírito Santo na luz da Palavra bendita de Deus. Todos os crentes podem ter a mente de Cristo? Sim. É bíblico afirmarmos isso. Glória a Deus Por isso. Deus quer que tenhamos a exemplo do apóstolo Paulo a mente de Cristo. Aleluia!

Precisamos entender que Deus quer que tenhamos a mente de Cristo, sim, mas daí afirmarmos que já a temos não é verdade. Pouquíssimas pessoas podem realmente fazer tal afirmação. O que dizer então da grande maioria? Todos os crentes têm a mente de Cristo? Não. Foi exatamente isso que Paulo estava afirmando, nem todos têm a mente de Cristo. Quando nascemos de Novo o Nosso Espírito é recriado (Jô 3:3) Amém! Mas, o que dizer do nosso corpo? O que dizer da nossa mente? Continuam as mesmas coisas, não mudou. Para mudar é preciso passar por um processo contínuo Destruindo as fortalezas inimigas existentes nelas (II Cor 10:4-5; 4:4; 11:3; Col 1:21) e renovando-as pela palavra de Deus, conforme (Rom 12:2.) As fortalezas inimigas existem, elas são invisíveis, mas são reais. Existem Fortalezas Inimigas com objetivos específicos que é contra o conhecimento de Deus, impedem o povo de Deus de crescer, na Graça e Conhecimento de Cristo Jesus. O fato da mente humana ser um dos se não o maior, campo de batalha existencial com profunda influência espiritual é comumente aceito por todos, pastores, obreiros, e demais pregadores e estudiosos da Palavra de Deus. Mas, talvez o que não tenha ficado muito claro é exatamente o porquê desta afirmação. A resposta é muito simples “A mente é o órgão de controle geral do ser humano, quem a controla, controlará também todo seu ser”:

Os pensamentos que geram os atos;
Os atos que geram as atitudes;
As atitudes que geram os costumes;
Os costumes que geram o caráter;
O caráter que gera o destino;
Céu ou Inferno.

A Igreja de Corinto era uma Igreja avivada, cheia dos dons espirituais, porém não havia crescido (amadurecido) espiritualmente. As Fortalezas Inimigas implantadas em suas mentes não lhes permitiam o crescimento, tendo em vista o tempo decorrido, o Espírito Santo diz que eles deveriam ser mestres Heb 5:12. Quantos não se encontram com as mentes corrompidas pelo engano do inimigo hoje em nossas igrejas locais? Quantos não conseguem sair da infância espiritual, por mais esforço que tenham feito?

Onde as fortalezas inimigas se localizam? Na mente humana! Veja II Cor 11:3; 4:4; Col 1:21 Nela ou você vence ou é vencido pelo engano do inimigo. Independente de sermos crentes a muito tempo ou não, todos temos que passar pela renovação da mente, destruindo todas as fortalezas inimigas existentes nela, para que possamos saber qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas, conforme Rom 12:1-3.

Exemplos de Fortalezas Inimigas:
1)Fortaleza da morte espiritual (Ef. 2:1; Jo 5:24);
2) Fortaleza da Falta de conhecimento ( Mat. 22:29; Oz 4:6b);
3) Fortaleza da Prostituição; do Adultério; do Homossexualismo; do Medo; da Insegurança; da Depressão; do Pânico;
(I Cor 6:9; 5:9-11; 10:8; Lev 18:6; Apoc 21:8; II Ped 2:14)...ect.

Armas Poderosas em Deus para a destruição de fortalezas: A Palavra de Deus
1) Jesus x Diabo: Mat 4 Disse Jesus diante das investidas do inimigo ESTÁ ESCRITO...;
2) Paulo x espírito de adivinhação: At 16:18 (O Nome de Jesus);
3) Pedro x espírito de Morte: At 9:40 (O Nome de Jesus);
4) Paulo e Silas na prisão: At 16:25 (Louvor - Deus habita no meio dos louvores);
5) Pedro e João x Aleijado de nascença: At 3:6 (O Nome de Jesus);
6) Pedro x Enfermidade de Eneias: At 9:34 (O Nome de Jesus);
Ref. Complementar: Mar 16:17-18 (Em Nome de Jesus).

Características daqueles que têm a mente de Cristo. A bíblia os chama de Homens espirituais


•    Ele entende as coisas do Espírito de Deus; I Cor 2:14;
•    Ele tem discernimento espiritual; I Cor 2:15;
•    Se alimenta do alimento sólido I Cor 3:1-2;
•    Ele conhece as Escrituras; Mat 22:29;
•    Ele tem a mente renovada pela palavra de Deus (Rom 12:2; I Cor 2:16);
•    Manifesta os frutos do Espírito (Gál 5:22);
•    Está num processo contínuo de crescimento na graça e conhecimento (Luc 2:40; II Cor 3:18);
•    Ele é maduro, perfeito, adulto (I Cor 13:11b; 2:15 );
•    Ele já crucificou a carne com sua paixão e concupiscência ( Gal 5:24);
•    Ele tem a mente de Cristo (Deus) (I Cor 14:16; Is 58: 5; II Cor 3:5; Col 3:1-2));
•    Ele é homem de Oração e Jejum (I Cor 14:18);
•    Prega a palavra de Deus não com sabedoria humana (I Cor 2:13; 3:19);
•    Ele é um ungido de Deus e por Deus (II Cor 1:21);
•    Ele anda no espírito, anda na sua vontade (Gal 5:16,25);
•    Anda pela fé no nome de Jesus Cristo (II Cor 4:18);
•    Ama a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como ele mesmo (I Cor 13);
•    Prega no poder o Espírito Santo (Tes 1:5)...etc;
•    Não se ensorbebece; não se recente do mal; ama ao seu inimigo e ora por aqueles que lhe perseguem, tudo suporta, tudo crê, tudo supera; é paciente, benigno, é manso, humilde de coração...etc.

Quem tem a mente de Cristo, tem seus pensamentos!
Quem tem a mente de Cristo, tem os seus hábitos!
Quem tem a mente de Cristo, tem as suas atitudes!
Quem tem a mente de Cristo, tem os seus costumes!
Quem tem a mente de Cristo, tem o seu caráter!
Quem tem a mente de Cristo, tem o seu destino: O Céu.

Como identificar aquele que tem? E, Como saber se tenho a mente de Cristo? Jesus disse pelos frutos se conhecereis a arvore (Mat 12:33 ;Gal 5:22).

O que fazer para ter a mente de Cristo? É preciso passar por um processo contínuo Destruindo as fortalezas inimigas existentes nelas (II Cor 10:4-5; 4:4; 11:3; Col 1:21;Tit 1:15) e renovando-as pela palavra bendita de Deus, conforme (Rom 12:2.).

Qual é o padrão da mente de Jesus Cristo?

Filipenses 4:8 Qual é o Padrão do Diabo.
Quanto ao mais, irmãos, Quanto ao mais, escravos,
Tudo o que é verdadeiro, Tudo o que é falso,
Tudo que é honesto, Tudo o que é desonesto,
Tudo o que é justo, Tudo o que é injusto,
Tudo o que é puro, Tudo o que impuro,
Tudo o que é amável, Tudo o que é odiavel,
Tudo o que é de boa fama, Tudo o que é de má fama,
Se há alguma virtude, Se não há alguma virtude,
E se há algum louvor, E se não existe algum louvor,
Nisso pensai. Nisso pensai.




Ter a mente de Cristo significa dentre outras palavras ter a mente renovada pela palavra de Deus. A mente renovada passa por um processo de destruição de fortalezas inimigas e construção de um novo padrão de pensamento segundo os princípios do reino de Deus. A mente renovada produz uma nova maneira de pensar, vêr, sentir e agir. Uma mente que reflete a glória de Deus.

Conclusão: Deus disse: Jeremias 31:33; Hebreus 8:10; 10:16; Rom 12:2;
Porque este é o conserto (aliança; pacto; testamento) que farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas Leis no seu entendimento (mente), e em seu coração (espírito) as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.



Não existe transformação real de vida sem destruição das Fortalezas Inimigas e renovação da mente. De fato esta é à vontade de Deus para a vida de todo crente! O Pai deseja que seus filhos sejam semelhantes a ele em pensamento, atos, atitudes, costumes e caráter. É, preciso fazermos a nossa parte, ou seja, amar a palavra de Deus, nela meditar de dia e de noite, praticar a palavra de Deus. Só então começaremos a crescer, crescer... Tornando-nos a cada dia mais parecidos com o Pai. “Quando eu crescer vou querer ser igual ao Papai”. É preciso impregnar-mos nossas mentes com sua palavra, afim de que ela possa nos transformar, estabelecendo um novo padrão de pensamento à semelhança da mente de Cristo. Aleluia!

Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

As Bem-Aventuranças Refletem Cristo



Somos o que falamos. Vivemos o que pensamos. Refletimos a alma no que sonhamos. Jesus ao abençoar seus ouvintes, estava compartilhando com eles sua personalidade. Em cada bem-aventurança estava sua vida. Por isso, proclamou o que queria que seus discípulos desfrutassem no dia a dia e na eternidade. Há paradigmas que parecem errados, mas no Reino de Deus os mistérios vão se desenrolando gradativos para o espírito humano. 

1 – POBRES
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus.” Mt 5.3. A pobreza em referência não se trata de finanças, mas, em certo sentido, a pobreza de bens deste mundo foi a que Jesus Cristo viveu desde a infância. Jesus não tinha o dinheiro do imposto. Não tinha onde reclinar a cabeça. Multiplicou pães em vez de mandar comprá-los. O jumento foi emprestado. Ser pobre não é virtude e ser rico não é pecado. Pobre de espírito diz respeito à compreensão que se tem de necessitar da graça de Deus. Em meio à pobreza a fé brota mais fácil.

2 – CHORÕES
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” Mt 5.4. Jesus chorou. Ele sabia das dores que o sofrimento gera na alma. O profeta disse que Jesus seria homem de dores. Chorou pelos pecadores. “E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,” Lc 19.41. O consolo veio a ele no Getsêmani por meio do anjo. Os discípulos permaneceram com o Mestre no jardim até ele ser preso. Mas na cruz, Jesus derramou suas lágrimas mais sentidas, mas resgatou o mundo com seu sacrifício.

3 – MANSOS
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mt 5.5. Jesus reivindicou para si o exemplo de mansidão. Sua ternura com os inimigos e pecadores foi de chamar a atenção. Ele não viera duelar com os poderosos, mas vencer o diabo. Sua brandura nunca foi igualada. Suportou ataques frios e covardes dos invejosos, mas continuou sua obra. Ouviu sobre a morte cruel de João Batista, mas manteve sua calma. No final de sua vida, ouviu: “Disse-lhe, então, Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito maravilhado.” Mt 27.13-14.

4 – FAMINTOS DE SEDE E JUSTIÇA
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mt 5.6. Jesus foi justo em suas pregações e respostas. Não agradou seguimentos no intuito de algum favor por receber. A fome e sede de justiça continuam para os escolhidos. Os homens nunca poderão preencher esse anelo da alma; só Deus o pode. Moisés tentou fazer justiça, mas não deu certo. Ele não está fazendo referência à justiça falha dos homens, mas a justiça excelsa e absoluta de Deus. A justiça que o dinheiro e a fama não influenciam.

5 – MISERICORDIOSOS
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” Mt 5.7. Jesus foi misericordioso com a pecadora, com Pedro, com o moço rico, com Maria Madalena, e até com os seus inimigos. Ordenou-nos a orar por eles. Perdoou seus algozes. Perdoou o ladrão condenado. Foi compassivo. Ao ver as ovelhas desgarradas, sentiu compaixão. Saiu à busca delas. Estender a mão ao fraco é próprio de quem ama. O salmista proclamou: “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.” Sl 41.1.

6 – LIMPOS DE CORAÇÃO
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mt 5.8. Jesus viveu em santidade o tempo todo em que viveu na terra em meio aos pecadores. Não se achou engano nos seus lábios e nem maldade em seu coração. Ninguém pôde condená-lo por algo repreensível. O próprio Judas traidor disse: “Pequei traindo sangue inocente.” O maior desafio não é fazer milagres, mas viver em pureza de alma. Jesus disse: “E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” Jo 8.29. Mãos limpas. Caráter ilibado. Transparência mercantil. Vida cristã santa.

7 – PACIFICADORES
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mt 5.9. O profeta Isaías vaticinou o título Nobel de Cristo: Príncipe da Paz! Jesus viveu em paz. Proclamou a paz. Fez a paz entre Deus e os homens e entre nações que se agrediam entre si. Ensinou: “E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.” Lc 10.5. O Novo Testamento adverte: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12.14. Ao se despedir dos discípulos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Jo 14.27. O galardão está embutido em cada bem-aventurança.

8 – PERSEGUIDOS
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.” Mt 5.10. Ninguém foi mais perseguido do que o Mestre Jesus. Desde a notícia de seu nascimento as perseguições começaram. Só terminaram com sua morte. Leiamos: “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.” Jo 15.18-19. Ainda que os justos vivam sem incomodar os ímpios, eles não gostarão da presença dos servos de Deus em razão da vida santa que estes levam. “Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Aborreceram-me sem causa.” Jo 15.25.

9 – CALUNIADOS
“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai- vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mt 5.11-12. As testemunhas falsas apareceram no meio da multidão diante de Pôncio Pilatos. Asseguravam que Jesus se negara a pagar os impostos e que afirmara reedificar o templo em três dias ainda que este fosse derrubado. Calúnias. Injúrias. Difamação. Nabote bebeu a taça amarga delas. José do Egito foi encarcerado por vestígios fabricados. Um dia, a verdade trará à luz as obras dos homens. É o que Salomão previu: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Ec 12.13-14.


 As afirmativas benditas do Senhor, cheias de esperança, estão embasadas no amor. Aquele que for agraciado e buscar viver na dimensão predita terá o paraíso no coração. Terá o clima do céu, do amanhecer ao anoitecer. Mesmo nas situações mais contraditórias, o seguidor de Jesus Cristo caminhará sem desvanecer. As bem-aventuranças não são expressões bombásticas para conquistar a popularidade das massas, mas são caridosas que impõem responsabilidade. Somos o que falamos. Vivemos o que pensamos. Refletimos a alma no que sonhamos. Jesus ao abençoar seus ouvintes, estava compartilhando com eles sua personalidade. Em cada bem-aventurança estava sua vida. 

Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Regra-ligião.



Mateus 12:1-15 “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. ”

 “Regra-ligião” é uma palavra inventada para dar a idéia de que um relacionamento correto com Deus é obtido por meio da manutenção de regras. “Regra-ligião”, diz que temos de ganhar o favor e o amor de Deus pela nossa performance, obediência e boas ações: se seguimos as regras, vamos viver uma vida boa e Deus estará em nossa vida.

“Regra-ligião” está completamente em desacordo com as boas novas de Jesus Cristo.A Bíblia nos diz que a salvação é um dom gratuito. Não somos salvos por nossas obras. Somos salvos pela graça mediante a fé em Jesus. Jesus viveu uma vida perfeita e cumpriu a lei em nosso nome. Na cruz, Jesus tomou o nosso pecado e o castigo da morte que nós merecíamos. Então ele ressuscitou para nos dar a vida eterna. A verdadeira salvação  não é algo que ganhamos. Era uma coisa que Jesus fez por nós.
Em Mateus 12, Jesus interagiu com um grupo de fariseus que estavam tão presos em suas regras que estavam cegos ao fato de que o Filho de Deus estava de pé na frente deles. Mas eles não são os únicos legalistas “regra-ligião.”; Podemos ser vítimas da “regra-ligião” também.

Não deixe que a Lei tome o lugar do Legislador (versos 1-8)

 1. O capítulo começa com uma história: Jesus está andando com seus discípulos através de um campo de grãos. Os discípulos estão com fome. Então eles arrancam alguns grãos para mastigar. Imediatamente, os fariseus os atacam e os acusam  de fazer o que é ilegal no sábado.
Para os judeus, o sábado era o sétimo dia da semana. A Lei de Moisés designou o sábado como um dia santo. Neste dia, eles descansavam de seu trabalho. (Ver Êxodo 20:8-12, Deuteronômio 05:12, 15). O sábado foi separado pelo Senhor para ser um dia para se lembrar o quanto Deus os amava e como ele os havia resgatado da escravidão no Egito. Assim, o sábado foi um lembrete da relação especial que Deus tinha com o seu povo. Foi um momento para se aproximarem de Deus, para desfrutarem de Deus.

 2. Em sua obsessão com os detalhes de como manter melhor  a Lei, os fariseus  cegos mudaram a intenção original de Deus com relação a lei. Em seu afã de obter as regras certas, eles mesmos e seus seguidores ficaram sobrecarregados. Perdidos no meio de todas as suas normas e regras, perderam a consciência de que a Lei foi dada para atraí-los para o Senhor.

 3. Então, o que Jesus faz? Ele vai às Escrituras e começa a mostrar-lhes que as suas interpretações e aplicações da lei estão equivocadas. Ele lembra de uma história da vida de Davi (1 Samuel 21) e dos sacerdotes que serviam (“trabalho”) no templo no sábado. E em ambos os casos, ele está tentando mostrar-lhes que o Senhor foi quem deu a Lei e é quem tem o direito de interpretar a lei. Por quê? Jesus resume tudo no versículo 8 “Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado”. Jesus tem autoridade para interpretar corretamente a lei. Ele tem prioridade sobre todo o resto.

 4. O erro dos fariseus é um erro que podemos facilmente cometer: permitir que a Lei se torne maior aos nossos olhos do que o Legislador. Em vez da Lei atrair para uma relação mais profunda em amor, permitir que a Lei apague aquele que deu a lei.

Não deixe que a letra da lei apague o coração da Lei (versículos 7, 9-14)

 No versículo 7, Jesus diz: “E se você soubesse o que isso significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado inocentes.” Citando Oséias, Jesus desafia os homens que interpretaram mal a intenção de Deus. O coração da lei de Deus é amar a Deus com todo o seu ser e amar ao próximo como a nós mesmos. O coração dos fariseus eram cegos a essas verdades.
 Vemos os dois grandes mandamentos ilustrados na cura do homem com a mão atrofiada. A única preocupação dos fariseus é pegar Jesus na desobediência. Os fariseus diziam: “Você não pode curar um homem no sábado porque a cura é um trabalho e você não pode trabalhar no sábado.” Eles não se perguntaram : “O que Deus sente no coração por esse homem? “A letra da lei é tudo o que vêem. Jesus aponta a hipocrisia, usando a história de uma ovelha precisando de resgate. Eles estão dispostos a quebrar a lei do sábado por uma ovelha e não por um homem? Eles não estão dispostos a enxergar que a cura de um homem feito à imagem de Deus, é muito mais importante do que as ovelhas. Em seguida, Jesus faz uma pergunta muito importante para que pensem, “Por isso, é lícito fazer o bem no sábado”.
Quando perdemos de vista o coração das leis de Deus – que é sempre o amor a Deus e aos outros – vamos começar a usar a lei para controlar e manipular os outros. Em vez de ser um meio de amar a Deus e amar os outros, a lei vai se tornar uma ferramenta para construir o nosso próprio pequeno reino do ego.
Depois que Jesus cura a mão do homem, os fariseus saem e começam a tramar como destruí-lo. A incrível duplicidade! Eles estão amarrados em nós sobre essa suposta infração de uma lei sábado. Mas seus corações estão cheios de malícia e ódio e estão tramando o assassinato, uma violação do sexto mandamento.
Não fazemos a mesma coisa? Podemos nos vestir bem do lado de fora e ser todo sorrisos na igreja, mas odiar o nosso irmão ou irmã no interior. Podemos ser fiéis ao dar o nosso dízimo e não ter generosidade para alguém em necessidade. E a lista poderia continuar…

 Como está a sua vida ?Com amor genuíno, sincero a Deus e ao próximo?
 Mateus 11: 28-30“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Não encontramos descanso quando nos firmamos nas regras.

1. Estes versos devem ser colocado no seu contexto. Em Mateus 11:28-30, Jesus está falando para as pessoas que estão trabalhando e que estão oprimidas sob o peso de uma abordagem baseada em regras para Deus. Ele está falando com as pessoas que se sentem esmagadas pelo jugo dos fariseus: regras em cima de regras. Nunca fazem o suficiente. Nunca se sentem bem o suficiente.

2. As histórias da abordagem dos fariseus para o sábado é uma ilustração do fardo pesado, o jugo pesado que a”regras- ligião” coloca nas pessoas. A mentira de uma abordagem baseada em que a obra de Deus é eu trabalhar duro o suficiente para me sentir seguro. Posso encontrar descanso no meu desempenho. Posso encontrar descanso para a minha alma em meu próprio esforço. Isso nunca funciona. Crescemos fracos. Nunca sabemos se estamos fazendo o suficiente. Falhamos. Haverá sempre alguém que estará nos fazendo sentir culpados porque não fizemos mais.

3. Mas Jesus vem até nós e se preocupa com cuidado e nos ama. Seguir a Jesus não é menos exigente ou difícil. Na verdade, seguir a Jesus pode envolver desistir de tudo, até mesmo da sua própria vida.

Trata-se de trabalho, esforço e obediência. Mas o seu jugo é diferente. É leve, porque não estamos obedecendo para ganhar a salvação. Estamos obedecendo porque Jesus já ganhou a nossa salvação. Seu jugo é leve, porque ele está carregando o peso com a gente. É leve, porque não estamos apenas obedecendo a uma regra, estamos caminhando com o nosso Salvador e amigo. Ele é o verdadeiro descanso sabático. Então, vamos colocar para baixo “regra-ligião”, corra para Jesus e assuma o Seu jugo cheio da graça.

 Você se encontra na “regra-ligião” ou está descansando em Jesus? Considere a seguinte lista:

• Você acha que Deus se esqueceu de você, virou as costas ou o acha inaceitável quando tem um dia ruim ?
• Se Deus lhe perguntasse: “Por que eu deveria responder a sua oração?” Você contaria todos os pecados não confessados, lembraria Deus dos momentos de silêncio consistentes ou diria as suas boas obras para com os outros?
• Ao ler a Bíblia, o que o seu coração percebe em primeiro lugar : as coisas que você precisa fazer ou a obras feitas pelo Salvador?
• O que você está mais consciente – das maneiras que você precisa para crescer ou quem você é em Cristo?
• Você acha que o perdão de Deus só entra em ação depois de chegar a um nível misterioso de remorso, o arrependimento ou sofrimento para o seu pecado?
• Você acha que ser conduzido pelo Espírito e confiar na sabedoria soberana de Deus não é tão atraente como ter um conjunto de regras que irão resolver todas as questões?
• Quando você ouve o ensinamento que inclui instrução prática, isso o tende a deixá-lo desanimado porque a sua lista de tarefas que já era esmagadora só aumentou?
• Você se sente desanimado ou condenado quando falha, comete um erro ou pecado?
• Você tende a ser crítica, perfeccionista, ou hipócrita?
• Você acha que é difícil se relacionar com outras pessoas que praticam de forma diferente de você  em questões não essenciais ou discutíveis? Suas convicções pessoais sobre assuntos controvertidos tendem a se tornar leis que todos devem seguir?

Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Vivendo a Plenitude de Deus

Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.(Sl 16:11)

Primeiro devemos saber que plenitude é algo que significa algo feito, completo e perfeito. Isto quer dizer que na presença de Deus existe uma alegria plena, completa. E isso na Igreja de Deus não é diferente. Porém enquanto em muitos lugares alguns tem desfrutado de uma alegria plena, outros tem desfrutado de uma tristeza plena.
O que vai diferenciar entre uma e outra é o grau de intimidade com Deus que possuem. Embora , hoje, não haja um avivamento tão visível, estamos caminhando em um tempo onde as coisas serão manifestas, onde a peneira de Deus está sendo sacudida. Aqueles que buscão em Deus verão nítidamente e como nunca antes, quem realmente é de Deus e quem não é. Não digo mais ou menos próximos a Deus, mas se for usar uma analogia, veremos quem é lobo e quem é cordeiro na Igreja de Deus.
Será manifesto aqueles que não querem nada com Deus, pois estes não suportarão a sã doutrina.(2 Tm 4:3-4).
Também aqueles que são íntimos de Deus não suportarão mais a religiosidade. E isto vai desde um (pastor)ministro do evangelho até a ovelhas mais novas.
Creio que aqueles que tem desfrutado da plenitude de alegria em Deus nada é forçado, mas necessário. Já aqueles que não tem desfrutado disso,as coisas parecem ser forçadas e o próprio buscar a Deus acaba sendo algo enfadonho.
Gostaria de ressaltar que essa alegria não é um sentimento,apenas, mas é o resultado do teu sentimento e tuas atitudes para com Deus. Essa alegria referida vem de uma confiança em Deus. Essa alegria vem da paz que o Senhor dá, bem diferente da que o mundo dá, pois esta,excede todo entendimento, e guarda em Deus todo nosso coração e pensamento (Jo 14:27, Fp 4:7).
É por isso que muitos não possuem essa paz e acabam se perturbando. A paz de Deus guarda o nosso coração e nosso pensamento para com Ele. Aliás a palavra paz (shalom) vem da raiz “shalam”, que quer dizer: “ser completo, perfeito e pleno, ou seja, paz perfeita. Todo aquele que se achegar a Deus terá essa paz.
Mas para que tudo isso aconteça é preciso que você se achegue a Deus para que Ele se achegue a você com a plenitude de alegria. A palavra do Senhor diz: “Achegai-vos a Deus e Ele vos achegará a vós outros”. Aos inconstantes ele alerta: “Limpais as mãos e purificais os corações”. (Tg 4:8-9). Somente uma pessoa que se achega a presença de Deus com odre limpo e novo, poderá receber da plenitude da alegria de Deus.

O profeta Isaías diz: “A todos que tem sede, vinde as águas , comprai e comei sem preço, vinho e leite” (Is 55:1).
Antigamente o odre servia para colocar o vinho e o leite. Se o vinho novo fosse colocado em odre velho ele estouraria pela fermentação. Muitas vezes o vinho é derramado, mas a religiosidade impede que a alegria do Senhor transborde. Por isso que quando existe vinho novo em odre velho, ele “estoura”. O religioso não suporta o vinho novo, pois isto lhe parece loucura e este quer manter aparência.
Muitos hoje, tem se acostumado a tomar vinagre ao invés de vinho. Muitos tem acostumado a ser “aliviado” pela mistura de posca(vinagre e água) e nunca saberão o que é o vinho bom.
Hoje,da mesma forma, podemos chegar as águas vivas(Jesus) e desfrutar “de Graça” do vinho e leite. Podemos desfrutar do vinho que nos alegra e do leite que nos sustenta, quando nos achegamos a presença de Deus, limpos.
E o Senhor sempre derrama o vinho novo em nossas vidas(Jo 2:9-10). Quando Jesus fez seu primeiro milagre ele transformou as águas que estavam nas talhas em vinho. As talhas não eram de “costume” de colocar vinhos, mas as águas serviam para purificar (Jo 4:6).As talhas serviam para abluções (lavagens) também para santificar da imundícia o povo escolhido.
Jesus, além do milagre, estava dizendo, “Eu SOU o que santifico”, eu transformo e eu purifico com meu sangue e através disto haverá festa e alegria. E “sobre eles” eu derramarei o meu melhor vinho. (Joel 2:28).

Quando Jesus estava falando de odres velhos ele falava também da forma de religiosidade que exclui os que não são iguais. Jesus entrava na casa dos pecadores, mas não compactuava com seus pecados, pois sabia que Ele era o remédio. Jesus mesmo disse: “os sãos não necessitam de médicos, mas os doentes, eu não vim chamar os justos, mas os doentes” (Mt 9:12-13). Com Sua presença o Senhor derramava sobre os doentes e amargurados de espírito do seu vinho novo. (Pv 31:6-7). Derramava seu óleo santo sobre toda parte e curando a todos das feridas da alma.(At 10:38)Derramavam sobre aqueles que eram excluídos da sua plenitude de alegria. O Senhor e sua plenitude são para todos(Is 61:1).
Hoje mesmo o Senhor chama a todos para desfrutar da plenitude de alegria que é estar na casa Dele(Sl 122), de servir a Ele(Dt 28:4-7),de lembrar Dele(Nm 10:10) de nos alegrar nas vitórias Dele em nossas vidas(2 Cr 20:27). Essa alegria excede a tudo que temos (Sl 4:7),pois ela é a nossa força (Ne 8:10). O salmista Davi dizia que a alegria de sua alegria era ir ao altar de Deus. (Sl 43:4). Como é bom estar no altar do Senhor e desfrutar de sua presença. Aquele que se aproxima de Deus, com inteireza de coração receberá da plenitude da presença Dele.
Como resultado dessa presença se manifestarão no meio da igreja, não crentes mornos, mas agentes de justiça de Deus,voz da Verdade nessa terra. E estes receberão a unção que vem Dele, receberão do óleo da alegria. Receberão do renovo do Espírito que mudará a forma de agir e pensar em Deus. (Is 61:1-11)
Diz o salmista Davi:
Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.(Sl 45:7)
A palavra é bem clara, por você “amar a justiça” e “odiar a iniquidade” ,o Senhor te ungirá, te santificará e te capacitará mais que a teus companheiros. Mas isso, não esqueça, é resultado da presença Dele em sua vida. Quanto mais perto Dele, mais justo serás. Quanto mais perto Dele, mais intimidade terás. Quanto mais perto Dele, mais plenitude de alegria, mais plenitude da presença de Deus. Aqueles que se aproximam do Senhor recebem Ele e Dele , a recompensa de uma formosa herança (Sl 16:5-6; 128:1-6).
Busque Nele o Verdadeiro Óleo e busque Nele o Verdadeiro Vinho. Pois o Senhor Jesus é a Videira e a Oliveira verdadeira. (Jo 15:5;Rm 11:17). O Senhor é a Igreja.
Não se atente para os “defeitos” da noiva, pois ela está se ataviando ainda, mas olhe firmemente para o Noivo, que já está pronto.
O profeta Habacuque diz: Mesmo que não aja fruto na videira ainda que o fruto da oliveira minta, eu te louvarei.
De uma forma profética ele quis dizer que ainda que não haja alimento em minha casa, ainda que a videira e oliveira , ou seja, Israel (Igreja) se corrompa e não cresça, da mesma maneira eu me alegrarei em Ti e te louvarei. (Ha 3:16-17-18)

O SENHOR DÁ O BANQUETE COMPLETO
O Senhor dá o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.(Sl 104:15). Ele prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (Sl 23:5).A segunda parte do Salmos 16, Davi diz: “Em tua destra há delicias perpétuamente”.
Saiba meu amado, que estando na destra de Deus (JESUS) o banquete é completo. Em sua mesa não falta nada. Na mesa do REI não falta nada. E hoje ele te chama, Igreja, para Sua mesa, para termos comunhão com Ele e nos deliciarmos com Seu amor e com Sua alegria, não somente hoje, mas para sempre (Ct 2:4)

Então, noiva, não perca tempo !!!

Busque em Deus e receba da plenitude de alegria que Ele oferece a quem O busca “verdadeiramente”. (Jr 29:13)

Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jesus é a verdade que liberta

"A Verdade vos Libertará"

(João 8:32)

O conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos: "Que é a verdade?" (João 18:38).

Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta na área de religião. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?

Para ajudar-nos a responder a estas questões, vamos focalizar nossa atenção em um versículo do ensinamento de Jesus. Em João 8:32, ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Considere as implicações desta afirmação.

"A Verdade"

Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade". Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.

Outros que escreveram o Novo Testamento fizeram similares afirmações sobre a palavra de Deus, achada nas Escrituras. Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).

Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza.

Devemos escolher como responder a esta revelação de Deus. Nós podemos obedecê-la ou rejeitá-la. Temos a liberdade de aceitar tudo o que Deus disse, ou somente as partes que nos interessam. Mas quando decidirmos como responder a ela, devemos lembrar de que nada o que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras. Aproximadamente três mil anos atrás o escritor de Salmos disse: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Salmo 119:89).

"Conhecereis . . ."

Jesus não mostra a "verdade" como um objetivo ilusório e inatingível. Ele diz: "Conhecereis a verdade". Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade. Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo jeito que o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (veja Atos 17:11). Podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5:21-22). Ainda hoje é verdade que a "lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105).

As pessoas que escreveram o Novo Testamento confidentemente declaram que é possível saber a verdade. Em Hebreus 10:26, o escritor fala das pessoas que tinham "recebido o pleno conhecimento da verdade". João falou com pessoas que receberam este conhecimento da verdade (1 João 2:21). Paulo condenou aqueles que estão "sempre aprendendo mas que jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7). Por que receberam tão severa crítica? Porque eles fracassaram em aprender a verdade, resistindo assim a palavra de Deus. Eles não compreenderam a verdade porque assim não a quiseram (veja 2 Timóteo 3:8). Nós podemos saber a verdade.

". . . Vos Libertará"

Isto pode nos fazer pensar, talvéz até um ponto de medo, sobre a responsabilidade dada por Deus de conhecermos a verdade. Para prevenir que sejamos esmagados por esta provocante passagem, não devemos perder esta grande promessa anexada neste trecho. Jesus acrescentou: "A verdade vos libertará".

A liberdade é valorizada universalmente. Inúmeras pessoas têm sacrificado suas vidas esforçando-se para assegurarem sua própria liberdade política ou de outrem também. Verdadeiramente em todas as nações do mundo, o encarceramento é considerado como uma severa punição para aqueles que violam a lei. Tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política, também é aquela que Jesus nos fala em João 8:32. Só que esta liberdade é até mais significativa. Nossos pecados nos levam a conseqüências de vínculos espirituais e mortais -- eterna separação de Deus. Jesus se ofereceu para nos libertar das conseqüências da nossa própria rebelião contra Deus!

Paulo nos lembrou deste benefício do evangelho em Romanos 1:16 ". . .é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego". Deus escolheu o uso de sua palavra, que é a verdadeira mensagem da Bíblia, para salvar-nos de nossos pecados.

Deus, contudo, não nos força a sermos libertos. Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres para que não possam discernir a liberdade do encarceramento (veja 2 Pedro 2:17-22). Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados. Jesus usou as palavras de um profeta do Velho Testamento, Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: "Porque o coração deste povo está  endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:15).

Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la. Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está  a verdade" (1 João 2:3-4).

Deus nos providenciou a confiança e a segurança para estarmos aptos a conhecer a verdade. O mesmo Deus que nos criou e nos deu a habilidade de nos comunicar, tem também a habilidade de transmitir sua vontade para conosco de modo que possamos entendê-la. Devemos humildemente aceitar a responsabilidade de estudar, entender e obedecer sua revelação.

Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio.

sábado, 23 de março de 2013

Geração que conquista

Fazemos parte da Geração Josué e Calebe, geração que entra em Canaã. Mas, que é entrar em Canaã? Entrar em Canaã é ter a consciência de que, para atingirmos tal passo, devemos arrancar de nossas vidas todos os gigantes.

Calebe, cujo nome significa homem de faro, foi um homem de coração temente e voltado a Deus, é que diz Números 13:30. Ele sentia de longe as artimanhas do inimigo, porque possuía um coração contrito ao Deus da promessa. Ele tinha a percepção aguçada, era um homem de espírito diferente.

Quando temos comunhão com Deus possuímos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a Terra, de passar pelos problemas sem que os problemas nos vençam, porque mais forte é o que em nós do que o que está no mundo.

Números 14:36-38 
Calebe e Josué foram os únicos a voltar com as boas notícias acerca do país que iriam habitar. Calebe e Josué deram um relatório fiel, encorajador diante dos homens. 
Calebe e Josué perseveraram na fé, que era maior do que o temor, do que os gigantes que habitavam Canaã. Eles viram como difícil era entrar na terra, mas que iriam conquistar 

Josué 14:6-15
Um homem não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos, a sua visão. Não é por ser idoso que alguém não vai conquistar as batalhas, nem vencer a guerra.
Com a idade de 85 anos, reivindicou essa promessa. Apesar da idade, ele ainda tinha a força de um jovem.
Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor. Seja como Calebe, ousado e determinado. Idade não é empecilho. O Salmo 22:12-14 diz que o justo florescerá como a palmeira, e ainda na velhice dará o seu fruto.

1. Possuía fé e visão – Te faz desfrutar do sobrenatural de Deus
Em Números 14:7-9 vemos como ele era ousado. Ele proferiu para o povo que, se eles não fossem rebeldes contra o Senhor e não temessem, iriam destruir os gigantes como se come pão. Iriam rasgar os inimigos nos dentes.

2. Andava em obediência – Não ficou parado – Teve uma Atitude
Por isso, atraiu a glória de Deus para si. Se você quer atrair essa glória, faça como Calebe, ande em obediência.

3. Perseverou até o fim - 
Quando temos um sonho, não recuamos diante de nenhuma situação adversa. Pelo contrário, avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes encontrados na terra que Deus já nos deu. Não podemos ter relatórios incrédulos. 


4. Josué e Calebe tinham unidade – Um só pensamento – Um só coração
Josué e Calebe eram UM. Os outros 10 espias, apesar de estarem com os dois, de terem saído no mesmo momento e investigado a mesma terra, eram incrédulos. Calebe os confrontou, dizendo que Deus iria lhes entregar Canaã, mas os 10 insistiram que era impossível.


ISAÍAS 43:18
Não fique preso ao passado, lembrando dos relatórios daquele tempo. Muitos não conseguem desfrutar da libertação no presente, ainda estão com a mente e emoções acostumadas às prisões do passado.

Não desista! Conquiste! Você é um vencedor...

Não deixe que mundo trague você! Cada dia Conquiste! Tenha um relatório de fé, firmeza, vigor, força e prove das bençãos de Deus, viva os sonhos de Deus. Deixamos de desfrutar o mais de Deus quando falamos palavras vãs, torpes, negativas. Para chegarmos a Canaã, temos que passar pelo deserto, mas, isso não quer dizer que tenhamos que ficar 40 anos nele, nem morrer lá. 

Creia que as promessas de Deus vão se cumprir na sua vida...
NÚMEROS 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, deixa de cumprir?


Deus abençoe vocês.

Missionária Jussara Torchio