Deus não espera de nós perfeição,mas sim progresso.
Felipenses 3:13-16-Irmãos quanto a mim não julgo que haja alcançado;mas uma coisa faço e é que,esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo,pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Cânticos dos Degraus
Samos|
120 a 134
O
livro dos Salmos é uma divina coleção de expressões da experiência do povo de
DEUS em toda as épocas. Dos 150 Salmos, 15 fazem parte de um grupo especial
intitulados Cânticos dos Degrau.
Não sabemos como
esses Salmos passaram a denominar-se Cânticos dos Degraus. A palavra Degraus,
empregada nessa seção, significa passos, estágios, gradações, ou uma
ascensão, uma subida, uma escalada.
A
natureza desses cânticos
Os
estudiosos da Bíblia afirmam que, em cada um desses quinze Salmos, pode-se
detectar um avanço gradual, ou ascensão, em sua própria estrutura;
Um
versículo declara uma idéia em particular, a qual será a base da mensagem
expressa no versículo seguinte;
Outros
observaram o seguinte: um progresso na mensagem expressa por cada um dos salmos
na sua totalidade;
A
medida que lemos esses Cânticos dos Degraus, descobrimos impregnada em
todos eles a idéia de uma subida gradual, uma escalada gradual, uma ascensão
gradual. Descobrimos que esses cânticos expressam a idéia de uma progressão.
O
exemplo da nação de Israel no deserto
A
medida que o povo de Israel marchava afastando-se do Egito e avançando em
direção à terra de Canaã, sua jornada começou a ser marcada por um contínuo
mover-se e acampar;
Quando
lemos o capítulo 33 do livro de Números, descobriremos um relato de todos os
seus avanços e acampamentos;
Entre
a Saída do Egito e a chegada na fronteira de Canaã, foram mencionados 40
acampamentos. Não era permitido ficar em um lugar por muito tempo.
Aplicação
espiritual
Estaremos
sempre em ascensão. Estaremos sempre subindo, até que a vida de unidade com
DEUS torne-se nossa experiência;
A
experiência espiritual é algo muito pessoal;
Embora,
a jornada cristã tem outra dimensão, a qual refere-se à natureza corporativa de
nossa experiência espiritual.
O
ponto principal que devemos compreender é que devemos nos mover degrau por
degrau, passo por passo, subirmos gradualmente do ponto onde estamos até
alcançar o ponto onde devemos chegar;
Novo
nascimento;
Reavivamento;
O
caminho da cruz;
Batalha
espiritual.
DEUS
nos atrai. Ele usa a alegria e contentamento para nos guiar;
DEUS
usa o despojamento, a privação, a fim de levar-nos a crescer e avançar;
DEUS
usa o amor puro para nos fazer seguir mais ainda. Esse amor que nos constrange.
Como
podemos dividir esses quinze salmos?
Muitos
cristãos no passado dividiram o progresso espiritual em três períodos ou
estágios;
Esses
estágios são: Purificação iluminação e comunhão;
Os
cinco primeiros cânticos fazem parte do estágio da purificação salmos:120-124 - nesse estágio
descobrimos que O ESPÍRITO SANTO tratará com a nossa alma na sua relação com o
mundo; mostrando como necessitamos sermos libertos desse mundo;
O
segundo grupo de cânticos constitui o estágio intermediário, ao qual chamamos
de iluminação salmos:125-129 - onde vamos observar como o ESPÍRITO SANTO tratará com a nossa
alma mais especificamente no que diz respeito às expressões e atividades da
carne;
Os
últimos cinco salmos pertencem ao estágio final, o qual denominamos comunhão salmos: 130-134 -
nesse tratamento do ESPÍRITO SANTO em nós, onde o nosso eu será levado a
cruz, para que haja completa libertação e rendição, para que venhamos desfrutar
de uma vida de intima comunhão com DEUS nosso Pai.
Em Efésios3:14-20- O Apótolo Paulo faz uma oração a igreja de Éfeso que diz:"Por causa disso,me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,do qual toda a familia nos céus e na terra.Oro para que,com suas gloriosas riquezas,Ele os fortaleça no íntimo do ser com poder,por meio de seu Espírito,para que Cristo habite em vossos coraçõe mediante a fé;e oro para que vocês,arraigados e alicerçados em amor,possam juntamente com todo os santos,compreender a largura,o comprimento,a altura e a profundidade,e conhecer o amor de Cristo que excede todo o conhecimento,para que vocês sejam cheios da plenitude de Deus".
Ter o nosso homem interior fortalecido,"fortalecido com poder" pelo Espírito,é ter nossos sentimentos,pensamentos e própositos colocados cada vez mais sob a influência e orientação de tal maneira que o Espírito possa manifestar seu poder através de nós,em medida cada vez maior.O propósito desse fortalecimento é quadrúplo:(1)que Cristo estabeleça a sua presença em nossos corações,(2)que sejamos fundamentados em amor sincero a Deus,a Cristo e ao próximo,(3)que compreendamos e experimentamos o amor de Cristo em nossas vidas,(4)que sejamos cheios de toda plenitude de Deus,i.e.,que a presença de Deus nos encha de tal modo que reflitamos e manifestemos,desde o íntimo do nosso ser,o caráter e a estatura do Senhor Jesus Cristo.
"A maioria dos cristãos não percebe que é chamada para uma relação mais
profunda, interior, com o seu Senhor. Mas todos nós fomos chamados às
profundezas de Cristo, tão certo como fomos chamados para a salvação".
"A vida do devoto é como uma torrente que abre seu caminho descendo das altas montanhas aos vales e fendas da vida, passando por várias experiências, até finalmente chegar a experiência espiritual da morte. A partir daí, a torrente experimenta a ressurreição e uma vida de acordo com a vontade de Deus, enquanto ainda passa por vários estágios de refinamento. Por fim, a torrente encontra seu caminho em direção ao vasto, ilimitado oceano. Mesmo ai ,a torrente não torna-se totalmente unificada com o vasto oceano, até que mais uma vez, passe pelas relações finais com Deus."
"Ao aproximar-se do Senhor, em oração, tenha o coração pleno de amor puro, um amor que nada procura para si próprio. Tenha um coração que nada retira do Senhor, mas que apenas quer agradá-Lo e fazer a sua vontade."
"Receba pela fé o fato de que qualquer coisa que lhe aconteça é o desejo Dele para você, nesse momento. Quando for ao Senhor dessa maneira, verá que seu espírito estará em paz, não importando qual seja a sua condição. Os tempos de sequidão serão a mesma coisa que os tempos de abundância, porque você terá aprendido a amar a Deus somente porque você o Ama, não por causa de suas dádivas, nem mesmo por sentir sua presença."
"Ó, que tu possas compreender a profundidade deste mistério e aprender os segredos da conduta de Deus, revelados às criancinhas, mas ocultos aos sábios e grandes deste mundo, que se consideram os conselheiros do Senhor, e capazes de investigar Seus métodos, e supõem que obtiveram essa divina sabedoria, oculta aos olhos de todos aqueles que vivem em si mesmos e estão envoltos em suas próprias obras. Quem, por um vivo engenho e elevadas faculdades, sobe ao Céu e pensa compreender a altura, profundidade e largura de Deus?"
"Ó Tu, Manancial de Amor! Pareces de fato tão zeloso pela salvação dos que tens comprado que preferes o pecador ao justo! O pobre pecador, que se vê vil e miserável, é, por assim dizer, forçado a detestar-se a si mesmo; e, vendo que seu estado é tão horrível, ele se lança, em seu desespero, nos braços de seu Salvador, mergulha na fonte de cura e sai dela 'branco como a neve'".
"Jesus Cristo foi o primeiro a entrar nessa experiência. Foi o Chefe de todos os abandonados, mas não esteve isento do cativeiro. Portanto, é impossível que tu estejas isento. Lembra-te sempre de que agradou-Lhe sair de todos os deleites que estavam ocultos no seio de Seu Pai para fazer-se o mais cativo de todos os homens. Lembra-te também que faz muito tempo que os patriarcas hebreus seguiram a mesma senda. Alegria, deleites… e cativeiro! Os primeiros crentes da nova aliança vieram e seguiram a ordem dos patriarcas e de seu Modelo divino, Jesus Cristo. Mas tu perguntarás: "Por que todos temos de passar por esse caminho? É para que todos cheguemos ao ponto da infelicidade?" Claro que não. O gozo é uma promessa na terra de Abraão, uma terra que está lá, além do cativeiro. Que terra é essa? Essa terra é possuir a Deus! Mas, ah, quanto há por fazer a fim de possuir essa terra! Há sofrimento que temos de conhecer!"
Palavras de Jeanne Marie Bouvier de Lamotte Guyon (1648-1717)
"A vida do devoto é como uma torrente que abre seu caminho descendo das altas montanhas aos vales e fendas da vida, passando por várias experiências, até finalmente chegar a experiência espiritual da morte. A partir daí, a torrente experimenta a ressurreição e uma vida de acordo com a vontade de Deus, enquanto ainda passa por vários estágios de refinamento. Por fim, a torrente encontra seu caminho em direção ao vasto, ilimitado oceano. Mesmo ai ,a torrente não torna-se totalmente unificada com o vasto oceano, até que mais uma vez, passe pelas relações finais com Deus."
"Ao aproximar-se do Senhor, em oração, tenha o coração pleno de amor puro, um amor que nada procura para si próprio. Tenha um coração que nada retira do Senhor, mas que apenas quer agradá-Lo e fazer a sua vontade."
"Receba pela fé o fato de que qualquer coisa que lhe aconteça é o desejo Dele para você, nesse momento. Quando for ao Senhor dessa maneira, verá que seu espírito estará em paz, não importando qual seja a sua condição. Os tempos de sequidão serão a mesma coisa que os tempos de abundância, porque você terá aprendido a amar a Deus somente porque você o Ama, não por causa de suas dádivas, nem mesmo por sentir sua presença."
"Ó, que tu possas compreender a profundidade deste mistério e aprender os segredos da conduta de Deus, revelados às criancinhas, mas ocultos aos sábios e grandes deste mundo, que se consideram os conselheiros do Senhor, e capazes de investigar Seus métodos, e supõem que obtiveram essa divina sabedoria, oculta aos olhos de todos aqueles que vivem em si mesmos e estão envoltos em suas próprias obras. Quem, por um vivo engenho e elevadas faculdades, sobe ao Céu e pensa compreender a altura, profundidade e largura de Deus?"
"Ó Tu, Manancial de Amor! Pareces de fato tão zeloso pela salvação dos que tens comprado que preferes o pecador ao justo! O pobre pecador, que se vê vil e miserável, é, por assim dizer, forçado a detestar-se a si mesmo; e, vendo que seu estado é tão horrível, ele se lança, em seu desespero, nos braços de seu Salvador, mergulha na fonte de cura e sai dela 'branco como a neve'".
"Jesus Cristo foi o primeiro a entrar nessa experiência. Foi o Chefe de todos os abandonados, mas não esteve isento do cativeiro. Portanto, é impossível que tu estejas isento. Lembra-te sempre de que agradou-Lhe sair de todos os deleites que estavam ocultos no seio de Seu Pai para fazer-se o mais cativo de todos os homens. Lembra-te também que faz muito tempo que os patriarcas hebreus seguiram a mesma senda. Alegria, deleites… e cativeiro! Os primeiros crentes da nova aliança vieram e seguiram a ordem dos patriarcas e de seu Modelo divino, Jesus Cristo. Mas tu perguntarás: "Por que todos temos de passar por esse caminho? É para que todos cheguemos ao ponto da infelicidade?" Claro que não. O gozo é uma promessa na terra de Abraão, uma terra que está lá, além do cativeiro. Que terra é essa? Essa terra é possuir a Deus! Mas, ah, quanto há por fazer a fim de possuir essa terra! Há sofrimento que temos de conhecer!"
Palavras de Jeanne Marie Bouvier de Lamotte Guyon (1648-1717)
Deus a usou em sua época de forma especial para abrir caminho para a restauração da
vida interior, da comunhão profunda com Ele, através da oração, da
consagração plena, da santificação e do operar da cruz. Em nossos dias,
estamos apenas começando a tocar no fluir das águas da verdadeira
espiritualidade que Deus fez jorrar através dela.
Deus abençoe vocês.
Missionária Jussara Torchio.
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